" />

COMO ESCOLHER SUAS CORDAS

Atualizado: 1 de Out de 2019

Flaaaa Pessoal.

Conforme prometido, o post sobre cordas e encordoamento!

“Filipe, como escolho minhas cordas e qual pressão devo colocar?”

Escutei que quanto mais, melhor!

Pessoal... vamos começar do começo!

*CORDAS*

Existem vários tipos de cordas em todo o mundo em todas as marcas. São tantas que é até difícil entender qual se encaixa melhor para meu estilo de jogo, mas existem pequenas diferenças que já de cara podem mudar muita coisa. por isso é vou tentar explicar algumas regras.

Existem cordas com MONOFILAMENTOS, e MULTIFILAMENTOS. Basicamente, a grande diferença para a corda multifilamento se dá em dois fatores:

1- Maior atrito com as outras cordas, o que resulta em uma mobilidade menor das cordas e consequente maior precisão nos golpes (uma vez que as cordas "escorregam" menos entre si)

2- maior capacidade de manter a pressão 24h após o encordoamento. Como muitos já devem ter notado, as vezes realizamos um encordoamento e dias após o trabalho feito, a corda parece que perdeu toda a pressão.

Isso acontece pq alguma cordas tem um grau maior de elasticidade e elas acabam "cedendo" com o passar do tempo que estão sob forte pressão.

As cordas multifilamentos, por terem mais filamentos diferentes entre si, ajudam a dar uma maior rigidez na corda para que ela não ceda tanto.

Explicando brevemente sobre as cordas, vamos para o segundo passo:

*O ENCORDOAMENTO*

Vi muitos colegas e alunos que se vangloriam de colocar 33lbs em uma raquete, sem nunca terem colocado mais que 25lbs em nenhuma raquete.

Colegas...tsc..tsc.. A pressão da raquete é uma arte adquirida com tempo de prática e não pelo nivel que gostaria de ter.

Colocar mais que 28lbs em sua raquete pode lhe trazer prejuizos a saúde como epicondilite e problemas nos pulso ou ombro devido a vibração que a raquete sofre em uma batida sem um treinamento prévio ou movimento correto (Maioria dos casos).

Para quem não sabe como funciona, novamente potencia e precisão ficam em lados opostos da balança. Quanto maior a pressão, maior a precisão, maior a vibração, menor a potencia e menor a durabilidade da corda. Quanto menor a pressão, maior a potencia, maior a durabilidade e menor o controle e vibração.

Dicas: Conforme aprendi durante minha carreira, o indicado para praticantes iniciantes/ intermediários é 25lbs, pois com essa pressão, já é possível ter um bom balanço entre potência e controle. Para jogadores avançados, o ideal (aqui mora o truque) é iniciar com 28lbs e com regularidade de treino e competições, deve-se ir subindo a libragem dos encordoamentos de 1 em 1 até encontrar a precisão confortável e desejada.

Caso a pessoa fique semanas sem praticar por lesão ou férias... o ideal é reiniciar com 28lbs e subir pouco a pouco novamente.

Como disse, a libragem da raquete se adquire com tempo e regularidade e não porque acho que tenho o mesmo nível de fulano.

Poderíamos escrever um livro sobre as cordas e como o encordoamento influência o jogo, mas acredito que consegui passar os principais pontos e caso haja mais dúvidas, nao deixem de me escrever inbox.

Grande abraço a todos e até semana que vem.


#badminton #badmintonplayer #badmintonplayers #badmintonlover #badmintonmatch #badmintonvideo #badmintonaddict #badmintoncourt #shuttlecock #badmintonclub #bulutangkis #badmintondenmark #badmintonracket #badmintontraining #sport #badmintonjapan #badmintonmalaysia #badmintonbrasil #skills #trickshot #badmintontrickshot #badmintonindonesia #badmintonworld #badmintonlife #badmintonday #badmintontime #badminton

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

+55 (11) 97117-2173

Fale Conosco

+55 (11) 97117-2173

foto 20.PNG