" />
 

Formações de Duplas

Atualizado: 1 de Out de 2019

Flaaaaa Pessoal.

Hoje ainda é sexta, então... vamos para mais conhecimento!

Tema de hoje: Formações de Dupla e rotações!

Primeiramente, precisamos deixar claro que as duplas tem sempre uma formação para movimentos ofensivos (lembram, de cima para baixo, como Drops e Smashs) e outra para movimentos defensivos (movimentos de baixo para cima como defesas e lobs).

Durante os movimentos ofensivos, a ideia primordial é que aquele jogador que rebate a peteca, tente ir pouco a pouco, ganhando terreno e caminhando para frente, enquanto o jogador que não participa da jogada, deve estar extremamente concentrado para ir, conforme percebe o avanço de seu parceiro, caminhando para o fundo da quadra.

Com essa ideia, sempre ouve-se falar que a dupla deve rodar, mas rodar para onde?

A verdade é que a dupla roda em ambos os sentidos, horário e anti-horário dependendo de onde a jogada esta acontecendo.

Conforme a foto no fim do POST, fica mais facil demonstrar por imagem do que escrevendo ou falando.

Outra informação importante é que em teoria, a dupla atacando, deve sempre tentar dominar o espaço da rede para sempre forçar movimentos defensivos da dupla adversária.

Para ganhar a rede, o jogador que não participa da jogada, mas ao mesmo tempo, faz parte da dupla que esta atacando, não deve sair de perto da rede até que ele sinta seu parceiro chegando cada vez mais proximo, uma mudança muito antecipada pode deixar a rede aberta para uma defesa curta e a dupla que hora estava atacando, agora passará a defender pois abriu espaços quando não devia.

Durante a posição defensiva, temos uma estratégia que, em minha opinião, se aproxima muito ao sistema de defesa de luta dos Espartanos na guerra. Mas o que tem a ver uma coisa com a outra Dios mio?

Simples, na dupla, a formação de defesa é sempre a mesma, lado a lado, mas a posição dos jogadores deve ser estratégica para que cada jogador defenda sempre seu peito (Centro) e seu backhand (Lado "fraco", com empunhadura de backhand), para cobrir o maior espaço possivel durante o momento de defesa.

A verdade é que durante o movimento de defesa, enfrentamos Smashs acima dos 200, 300 e até 400km/h e para ser sincero, não há tempo para movimentos longos ou para trocar de empunhadura, ou para trocar a posição base. Dessa forma, protengendo centro + Backhand, com a empunhadura de Backhand, você consegue proteger até 80% das zonas de ataque do adversário, e dependendo da flexibilidade e experiencia, consegue-se proteger 95% das zonas de ataque.

Conforme a imagem abaixo, é possivel notar que a formação defensiva não é exatamente igual, pois dessa forma, em um momento de defesa, um jogador ficaria cobrindo uma area muito pequena enquanto o outro, teria que cobrir praticamente 75% da quadra!

Nesse sentido, é preciso verificar e estudar muito bem as formações e posições da dupla para diminuir ao maximo os espaços livres para sofrer ataque.

Por hoje é só pessoal.

Em brevem iniciaremos videos com exercicios tanto para simples como para dupla!

#compartilhebad #TBTeam

Duvidas again? Chama no inbox que a gente só descansa quando resolve


#badminton #badmintonplayer #badmintonplayers #badmintonlover #badmintonmatch #badmintonvideo #badmintonaddict #badmintoncourt #shuttlecock #badmintonclub #bulutangkis #badmintondenmark #badmintonracket #badmintontraining #sport #badmintonjapan #badmintonmalaysia #badmintonbrasil #skills #trickshot #badmintontrickshot #badmintonindonesia #badmintonworld #badmintonlife #badmintonday #badmintontime #badminton

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo