" />
 

Movimentos ofensivos e defensivos

Atualizado: 1 de Out de 2019

18h30, Sexta-feira.... Hora de ???? Balada? Festa? Happy Hour? Janta? Alguem falou Janta?...

Nãããããããao!

Hora de conhecimento galera! 😂🤣

Esses dias esta conversando taticamente com um aluno sobre movimentos

Ofensivos e movimentos defensivos no Badminton e fui pego por uma pergunta tão basica que em um primeiro momento, me pareceu banal, mas refletindo sobre ela, me parece ser mais profunda e importante que todo o resto até agora explicado!

O QUE DETERMINA UM MOVIMENTO OFENSIVO? O QUE DETERMINA UM MOVIMENTO DEFENSIVO?

Um Clear pode ser ofensivo? Um drop, defensivo?

A resposta para ambos é... SIM!

No Badminton, todos os movimentos OFENSIVOS são considerados aqueles movimentos que tem o voo da peteca de cima para baixo (ou no maximo, na mesma altura que o contato com a raquete).

E todos os movimentos DEFENSIVOS, são os movimentos considerados aqueles que o voo da peteca acontece de baixo para cima.

Conforme a imagem abaixo, podem ver que todos os golpes que realizamos em um jogo, seja recepção, netshot, dropshot, clear, smash, backhand, podem ser ofensivos ou defensivos e o que determina essa denominação é o voo da peteca e não a situação que se encontra durante o jogo.

Podemos efetuar movimentos ofensivos mesmo quando estamos desequilibrados e atrasados, ou deslocados (apesar de não ser recomendado, justamente por estar fora de equilibrio e correr alto risco de não chegar em uma proxima peteca, caso a sua jogada não acabe naquele movimento)

Ao mesmo tempo, podemos realizar movimentos defensivos mesmo extremamente equilibrados e em situações confortaveis (o que seria um erro tambem pois estaria dando chances de seu adversario retomar a jogada e virar o ponto contra você, causando certo desequilibrio emocional momentaneo).

Costumo instruir meus atletas que sempre que estejam equilibrados, em boas condições de rebatida, que efetuem golpes ofensivos, pressionando o adversario e sempre retirando cada vez mais, o tempo de reação do adversário.

Da mesma forma, instruo-os que ao se sentir desequilibrados, ou deslocados do centro, que façam movimentos defensivos para poder retormar o centro da quadra ou para que possam ter tempo de se reequilibrar para uma proxima batida!

De qualquer forma, quando jogamos, temos apenas 1 fração de segundo para decidir isso, e uma mesma jogada pode ser trabalhada defensiva e ofensivamente pelo mesmo atleta em um mesmo ponto de contato com a raquete.

Movimentos ofensivos tem por ideia, acelerar o jogo, tirar cada vez mais tempo de reação e de pensamento dos seus adversarios, mas pode ser perigoso caso não esteja em condições de cobrir a quadra toda após a batida.

Movimentos defensivos tem por ideia, desacelerar o jogo, dar cada vez mais tempo para retomada do centro ou de equilibrio para boa preparação para o proximo golpe. Queremos cada vez dar mais tempo... para nós mesmos! e infelizmente para nossos adversarios tambem.

Espero que com essa explicação, vcis possam cada vez mais, exercitar a capacidade de tomada de decisão sobre suas proprias jogadas decidindo a melhor hora de acelerar ou desacelerar as jogadas conforme sua propria vontade.

Caso tenham mais duvidas, não deixem de perguntar!

Chama inbox que é nois! Semana passada tivemos algumas mensagens já e espero ter sanado todas as duvidas! Por favor, não deixem de pedir a amizade para podermos conversar, ou liberar a recepção de mensagens de "não amigos" para facilitar o processo!

#Compartilhebad #TBTeam


#badminton #badmintonplayer #badmintonplayers #badmintonlover #badmintonmatch #badmintonvideo #badmintonaddict #badmintoncourt #shuttlecock #badmintonclub #bulutangkis #badmintondenmark #badmintonracket #badmintontraining #sport #badmintonjapan #badmintonmalaysia #badmintonbrasil #skills #trickshot #badmintontrickshot #badmintonindonesia #badmintonworld #badmintonlife #badmintonday #badmintontime #badminton

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo