" />
 

Posição Base e Meio Flexivel

Atualizado: 1 de Out de 2019

Sexta feiraaaaaaa.. Dia de? Compartilhar conhecimentos com os amigos!

Tema: Posição Central e meio flexivel.

Muito se fala que sempre que fazemos uma batida, devemos voltar para o centro da quadra. Até ai tudo normal, mas será que devemos voltar EXATAMENTE para o meio da quadra?

A verdade é que....... NÃOOO!

Dependendo do golpe que VOCÊ executa, vc pode se posicionar mais para o fundo da quadra ou mais para a parte dianteira! O mesmo para ficar mais para o lado esquerdo ou direito da quadra!

O que nos leva a uma conclusão:

O MEIO DA QUADRA É FLEXIVEL !!!

E Filipe... quando eu fico mais para frente, ou mais para trás?

Para ser sincero, tudo parte da ideia que é IMPOSSIVEL cobrir 100% da quadra o tempo todo!

Se ficamos exatamente no meio, bolas fundas serão dificeis de chegar, bolas curtas tambem, bolas muito proximas a linha lateral idem.

CENTRO DE QUADRA FUNDO E DIANTEIRO

Quando estamos no fundo da quadra e efetuamos golpes de Ataque (entende-se por drops rapidos, smashs e clear rapidos), o jogador não tem a urgencia de

regressar exatamente ao meio da quadra, para se posicionar para a proxima batida, isso porque ao executar um movimento de ataque, seu oponente normalmente deve executar um movimento defensivo! E por defensivo entende-se clear novamente, lob, defesa curta (que não é tão curta assim) e justamente por isso, não há a necessidade de cobrir 100% da quadra, deixando toda a parte frontal proxima a rede, desprotegido para poder dar maior prioridade ao meio e fundo de quadra.

Dessa forma após executar um bom ataque, vc se encontra outra vez bem posicionado e equilibrado para outro ataque! Caso vc volte demais para o meio e receba um lob ou clear, vc acaba deixando o fundo desprotegido e assim, acaba sendo obrigado a se defender, imediatamente após um ataque (controverso não).

Por outro lado, deve-se proteger mais a rede logo após efetuar um netshot.

Não é uma posição que utilizamos muito no jogo, porque no alto nivel, a ideia é buscar dominar a rede, mas ao mesmo tempo, não dar oportunidades de rede para seu adversario, e justamente por isso existe uma "queda de braço" entre executar netshots apenas quando bem equilibrados para forçar o adversario ao Lob.

De qualquer forma, quando realizamos um netshot, e sabemos que nosso adversario não conseguirá tocar a peteca acima da linha da rede (ou seja, sera obrigado a fazer uma defesa, mas não esta atrasado no movimento), nesse momento cobrimos prioritariamente a rede para evitar que nosso adversario execute um netshot. Muitas vezes é esse momento em que vemos jogadores de alto nivel, saltando para a rede e fazendo um movimento para matar a jogada. E o que acontece se ele jogar fundo Filipe? Estarei mais proximo a rede!?

Deixarei o fundo desguarnecido!?

Ok, sim, o fundo fica MENOS protegido (disse menos, não totalmente) verdade, mas antes uma peteca longe de vc SUBINDO (para o fundo) do que DESCENDO (para a rede) concorda?. Se ela subir, temos a oportunidade de correr atrás e buscar um bom golpe defensivo, mas se ela estiver baixando não temos muitas opções de defesa, apenas o lob e se preparar para pancada!

E quando devemos ficar mais para a direita ou para a esquerda?

Exatamente quando executamos jogadas em que nossa rebatida vai proximo aos cantos das quadras. Nesse momento, temos o DEVER de cobrir mais a paralela do que as bolas cruzadas, pois jogadas paralelas são mais rapidas e tem menor tempo de reação....

Hoje vi um estudo interessante que diz que se nos posicionamos prioritariamente para um dos lados da quadra e aguardarmos a peteca paralela, mas recebermos uma bola cruzada, temos pouca ou quase nenhuma reação, tomando pontos! Mas se nos posicionamos paralelamente a um golpe, e aguardamos bolas cruzadas, temos muita chance de pegar bolas cruzadas e ainda assim temos totais condições de pegar as bolas paralelas!

O que se deve fazer é: Esperar bolas posicionados 60% em função da paralela, mas com sua mente 60% preparada para bolas cruzadas e assim teremos mais tempo de reação!

Fica a dica pessoal, espero ter ajudado de alguma forma! Qualquer coisa, já sabem... INBOX!

#compartilhem #TBTeam


#badminton #badmintonplayer #badmintonplayers #badmintonlover #badmintonmatch #badmintonvideo #badmintonaddict #badmintoncourt #shuttlecock #badmintonclub #bulutangkis #badmintondenmark #badmintonracket #badmintontraining #sport #badmintonjapan #badmintonmalaysia #badmintonbrasil #skills #trickshot #badmintontrickshot #badmintonindonesia #badmintonworld #badmintonlife #badmintonday #badmintontime #badminton

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo